sábado, 31 de maio de 2014

Prof. Marcos Lima

CRISMA 2014


A Coordenação Paroquial da Catequese da Matriz de Nossa Senhora de Fátima Convida a todos para participar da celebração da Confirmação do Sacramento do CRISMA dos jovens de nossas comunidades.
A Missa acontecerá  hoje (31) às 18h na Paróquia Nossa Senhora de Fátima que fica localizada no Bairro Nova Parnaíba.
Mais de 150 jovens das comunidades urbanas e rurais receberão o sacramento da confirmação.

O Catecismo da Igreja Católica ensina que a Confirmação – Crisma, pertence, juntamente com o Batismo e a Eucaristia, aos três sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica. Nesse sacramento, tal como ocorreu no Pentecostes, o Paráclito desceu sobre a comunidade dos discípulos, então reunida. Também nele o Espírito Santo desce em cada batizado que pede à Igreja o dom d’Ele [Espírito Santo], dessa forma o sacramento encoraja o fiel e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo.
A Confirmação é o sacramento que completa o Batismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo. Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Espírito de Deus, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder de Deus com palavras e atos. Essa pessoa agora é membro legítimo e responsável da Igreja Católica.

Em sua catequese, Papa Francisco tratou do Sacramento da Confirmação, conhecido também como a Crisma, que deve ser entendido como uma continuação do Batismo. Segundo ele, ambos os Sacramentos, junto com a Eucaristia, formam um único evento, no qual somos inseridos por meio de Jesus Cristo, que nos torna novas criaturas e membros da Igreja.
“Geralmente, se fala do Sacramento da Crisma, que significa Unção. De fato, pelo óleo do Crisma, somos confirmados, pelo poder do Espírito Santo, a Jesus Cristo, o único e verdadeiro ungido, o Messias, o Santo de Deus”, explicou.
Segundo o Papa, o termo confirmação recorda-nos também que este Sacramento contribui para um aumento de nossa graça batismal, nos unindo de modo mais sólido a Cristo e à Igreja e proporcionando uma força especial do Espírito Santo para difundir e defender a Fé.
“Naturalmente, é importante oferecer aos crismandos uma boa preparação, que deve visar uma adesão pessoal à Fé em Cristo e a despertar neles o sentido de pertença à Igreja. A Confirmação, como todo Sacramento, não é obra dos homens, mas de Deus, que cuida da nossa vida, de modo a plasmar-nos à Imagem do seu Filho, tornando-nos capazes de amar como Ele amou.”
Este Sacramento, continuou o Santo Padre, infunde em nós seu Espírito Santo, cuja ação permeia toda a pessoa e toda a vida, à luz da Sagrada Escritura, que sempre nos coloca em evidência a Sabedoria, a Inteligência, o Conselho, a Fortaleza, a Ciência, a Piedade e o Temor de Deus.
No final da Audiência Geral, o Papa Francisco pediu aos fiéis para que lembrem-se sempre do Sacramento da Confirmação agradecendo a Deus por este dom, pedindo a Ele para continuarmos a viver como verdadeiros cristãos, caminhando sempre com alegria, segundo o Espírito divino.

“A maior riqueza que temos é sermos amados pelo Pai,
Por isso ele Nos enviou seu Santo Espirito para que eternamente sintamos sua Ternura por nós.”

                                                                    Herlus Magalhães de Azevedo                                                                    Coordenador Paroquial da Catequese

Prof. Marcos Lima

Sobre Prof. Marcos Lima -

Sobre o Autor.

Subscribe to this Blog via Email :