terça-feira, 9 de março de 2010

Administração

ENCONTRO DAS PASTORAIS SOCIAIS DO REGIONAL NE IV

Aconteceu no Centro Guadalupe em Teresina-PI nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro o Encontro do Fórum das Pastorais Sociais do Regional NE IV da CNBB, que teve as boas vindas feita por Irmã Cirlene – Assessora das Pastorais Sociais na CNBB, seguida de um momento de mística coordenado por Hortência da Cáritas Regional. Depois Dom Pedro Brito Guimarães – bispo referencial das Pastorais sociais no Regional fez algumas reflexões sobre como as pessoas cristãs devem se comportar diante da vida, da solidariedade, da caridade.
Na parte da tarde deu-se os trabalhos de Avaliação das Dioceses.
Dia 27 de fevereiro – Iniciou-se esse dia com a mística onde o tema central a ser rezado foi à criação. Os quatro elementos que nos permite viver: Água, Ar, Terra e Fogo. A leitura que nos ajudou nessa reflexão foi gênesis (Gn 1, 1-11). Logo após Ivo Poletto assessor da Cáritas ajudou a refletir sobre a temática do meio ambiente a partir da criação.
No dia 28 de fevereiro, as atividades tiveram início com a missa presidida pelo Pe. Chiquinho. Após o café, Irmã Cirlene apresentou um relatório das atividades desenvolvidas pelas Pastorais Sociais do Regional NE IV. Em seguida ela apresentou o calendário de atividades 2010.
Vale ressaltar alguns compromissos importantes assumidos durante o encontro:
  • Participação na Assembléia Nacional Popular em Brasília de 25 a 28 de maio de 2010;
  • Semana da Água 15 a 22 de março nas Dioceses;
  • Grito das pessoas excluídas 07 de setembro nas dioceses;
  • Campanha pelo limite da propriedade de terra na semana da Pátria.

Participaram desse encontro várias Pastorais Sociais, organismos e serviços – dentre elas destacamos algumas como a Cáritas, Pastoral do Migrante, CPT, Pastoral da Criança, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Juventude, Movimento Afro, Projeto Periferia.

Por Valéria Lopes Cordeiro

Administração

Sobre Administração -

Sobre o Autor.

Subscribe to this Blog via Email :