segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Administração

INSTALAÇÃO DA 26ª PARÓQUIA DA DIOCESE DE PARNAÍBA


Um grande número de fiéis, das 23 comunidades da Paróquia N. Sra. de Fátima e de demais paróquias da cidade Parnaíba, se dirigiram ao Conj. Joaz Souza para participarem da Santa Missa de instalação canônica da 26ª Paróquia da Diocese de Parnaíba e posse do seu primeiro pároco, Pe. Vicente Gregório de Sousa Filho. 

A missa começou às 19 horas, foi presidida pelo senhor bispo, Dom Alfredo Scháffler, e concelebraram com ele inúmeros padres da Diocese.
Após a Proclamação do Evangelho, o chanceler da Cúria Diocesana, Pe. Francisco Assis Soares, leu o Decreto de Ereção e Instalação da Paróquia de Santo Antônio de Santana Galvão com a descrição minuciosa de sua circunscrição, desmembrando-se assim totalmente da Paróquia de Na. Sra. de Fátima.
 
Cópia do Decreto enviado pelo Sr. Bispo Diocesano 
ao Catequista Hermerson Saulo, em 22/12/2011
Em seguida, o bispo fez a homilia utilizando-se das palavras da Bem-aventurada e sempre Virgem Maria: "A minha engrandece o Senhor"! (Lc 1, 46). Nesse dia dedicado à Assunção de Nossa Senhora, dom Alfredo mostrou o exemplo de missionária, cheia do Espírito Santo, dedicada ao Pai e a seu Filho. Pediu que a nova paróquia seja uma paróquia missionária e que pra isso todos os paroquianos deveriam auxiliar o seu primeiro pároco para que o Evangelho de Cristo chegue todas as pessoas! Aprensentou, ao final da homilia, a pessoa santa que foi Frei Galvão, e sua devoção a Nossa Senhora e que por isso, nosso bispo pediu que sempre fosse festejada a até então padroeira da Comunidade do Conj. Joaz Souza, Imaculado Coração de Maria, pois a Igreja-Matriz da paróquia surge agora sobre o patrocínio de Santo Antônio de Sant'Anna Galvão.
Pe. Vicente renovando
as promessas sacerdotais
Após a homilia, o chanceler da Cúria Diocesana leu o Decreto de Nomeação e Posse do Primeiro Pároco da nova paróquia e em seguida, Pe. Vicente, diante de Dom Alfredo fez sua Profissão de Fé e renovou seus Votos Sacerdotais. Depois houve as preces e a missa seguiu como de costume.
Ao final, Pe. Antônio Araújo leu a Ata de Instalação da Paróquia que foi assinada pelo bispo e padres presentes e pela Equipe de Coordenação Paroquial. Enquanto assinavam, Pe. Carlos Seixas, pároco de Fátima, fez um pequeno pronunciamento agradecendo a convivência com irmãos das comunidades que estão separadas e Pe. Vicente, primeiro pároco, pronunciou-se dizendo que deseja apoiar todos os grupos de sua paróquia.
Dom Alfredo pediu que rezássemos uma Ave-maria pelo benfeitor do templo e da casa paroquial (que pediu anonimato!) e também por todos aqueles que colaboraram para que a nova paróquia pudesse ser criada.
Enfim, Dom Alfredo, em nome do Santo Padre, o papa Bento XVI, concedeu a todos uma Indulgência Plenária a todos devidamente preparados e abençoou os fiéis. Após o canto do Hino de Frei Galvão, o bispo e o prebitério presente foram até à Casa Paroquial para invocarem a bênção sobre àquela Casa.
Todos os irmãos voltaram muito alegres, louvando a Deus por esse momento histórico, mas rezando também pelo sucesso de Pe. Vicente na administração dessa paróquia.
Esse acontecimento já havia sido prometido por nosso bispo em 25 de outubro de 2009, festa de Frei Galvão, e entenda o porquê de Frei Galvão ter sido escolhido com padroeiro paroquial. Veja matéria relacionada: Acesse, no blog da Comunidade católica do Cj. Broder Ville: "25 de outubro, Dia de Frei Galvão"
Mais informações sobre a instalação da  paróquia, consulte no site da Diocese de Parnaíba - acesse aqui!

Confira algumas fotos da Cerimônia:
Ao centro, Dom Alfredo; ao seu lado esquerdo,
Pe. Antônio e ao lado do mesmo o Pároco, Pe. Vicente
prebitério da Igreja-matriz de
S. Ato. de Santa'Ana Galvão
Comunidade N. Sra. Aparecida
Conj. Broder Ville
Fiéis presentes na instalação
da nova paróquia



Altar com a relíquia de Frei Galvão














Crédito das Fotos: Diocese de Parnaíba e Comunidade N.Sra. Aparecida.
Por: Hermerson Saulo
OBS.: TEXTO REEDITADO EM 22/12/2011

Administração

Sobre Administração -

Sobre o Autor.

Subscribe to this Blog via Email :