terça-feira, 19 de outubro de 2010

Administração

PROJETO SOCIAL DA DIOCESE DE PARNAÍBA

A Igreja Católica, fiel a missão que recebeu de Cristo, em todo mundo realiza trabalhos de promoção e defesa da vida. Aqui, na Diocese de Parnaíba, este trabalho é realizado através do Projeto Social que atende as comunidades da área periférica da cidade de Parnaíba. Um dos principais motivos que leva a Diocese de Parnaíba a desenvolver atividades que envolvem geração de trabalho e renda é o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a situação climática que para muitos é motivo de desespero e abandono, sendo um suporte para alimentar uma cultura de atraso e pobreza. O Projeto Social se propõe a ajudar a superar esta realidade, sendo, como Igreja, sinal do Reino de Deus no mundo.
O Projeto Social, consciente da sua responsabilidade social, dentro do universo em que atua, contribui no combate a desnutrição das crianças e adolescentes que são atendidos diariamente nos centros sociais, ao mesmo tempo em que incentiva o interesse e gosto pelos estudos. Isso se torna notório no comportamento das crianças, por se tratar de experiências que são encaminhadas para as salas de aulas das escolas formais a partir dos 06 anos.
As atividades do Projeto Social consistem em pôr em prática o mandato de amor de Jesus Cristo atuando sobre duas dimensões, a Social Pedagógica que se caracteriza mais no perfil sócio-assistencial, onde a alimentação balanceada e o desenvolvimento psicomotor das crianças tornam-se prioridade, e a Dimensão Social - Econômica que tem o perfil sócio-transformador, buscando devolver a dignidade dos pobres e criando oportunidades a desenvolverem atividades que objetivem trabalho e geração de renda.
Com o objetivo de gerar renda com dignidade, as atividades são encaminhadas a fim de despertar interesses que levem os pais a interagir na educação escolar e familiar da criança e do adolescente, tendo como contexto o ambiente social em que os mesmos estão inseridos. A família sempre é motivada a direcionar em casa e na comunidade ações que tenham como meta proporcionar meios para combater a marginalidade, a droga e a prostituição, pois muitas crianças que são acompanhadas vivem em fase de risco.
Procurando subtrair essa fase de risco e nortear o trabalho na sua totalidade, as famílias são incentivadas a continuar se envolvendo enquanto são engajadas outras famílias nos trabalhos artesanais e comunitários, que são disponibilizados de forma coletiva dentro da comunidade, entre os quais podemos citar: o grupo das Costureiras, que lida diretamente com o reaproveitamento de retalhos de tecidos e resíduos, coleta de garrafas petti, a Roça Comunitária, a Horta Orgânica e a Hidroponia.
O Projeto Social da Diocese de Parnaíba tem como público alvo as pessoas mais excluídas de nossa sociedade, os mais pobres entre os pobres, muitos dos quais que migraram da zona rural em busca de melhores condições de vida na cidade, mas não conseguiram. Tornaram-se vítimas do sistema social e econômico injusto que marginaliza e exclui.
São crianças, adolescentes e jovens que participam nos Centros Sociais, onde recebem alimentação digna e formação no campo cultural, intelectual e de cidadania. Sabemos que esta classe social é a mais vulnerável às doenças, prostituição e drogas. Portanto, nosso trabalho é também um trabalho de prevenção a essas mazelas de nossa sociedade.
São também mulheres pobres, mães solteiras ainda bem jovens, desempregadas e algumas que sofreram ou sofrem violência de seus maridos. Nosso trabalho resgata o sentido da vida, da cidadania e a auto-estima destas mulheres.
São também homens que trabalham com suas famílias na Roça Comunitária e na Horta Orgânica. Muitos destes homens, por falta de qualificação profissional não conseguem entrar no mercado de trabalho formal. Sobrevivem fazendo bicos (pequenos trabalhos como limpeza de um terreno, retelhamento de uma casa, etc). No trabalho com a terra encontram sua verdadeira aptidão, já que vieram da zona rural.
Durante este último triênio houve aumento dos Centros Sociais acompanhados, formando um total de 13 Centros Sociais.
-Assumidos diretamente: 10 Centros Sociais localizados nos bairros João XIII, São Vicente de Paula, Alto Santa Maria, Cândido Ataíde, Vazantinha/Ilha Grande e nas cidades de Cocal, Batalha e Esperantina com um total de 294 famílias. Um destes Centros Sociais com 98 famílias cadastradas até dezembro de 2009, localiza-se na área do LIXÃO (Parque Estevão) da cidade de Parnaíba.
-Assumidos em Convênio com a Prefeitura: 02 Centros Sociais nos bairros Mendonça Clark e São José com 166 famílias.
-Assumido em Parceria com as Irmãs Franciscanas do Coração de Maria: 01 Centro Social no bairro Conj. Betânia/Planalto com 30 famílias.
No total atendemos aproximadamente 481 famílias com 600 crianças distribuídas nos 13 centros da Diocese de Parnaíba.

Pe. Carlos Alberto Seixas de Aquino
Pároco da Paróquia N. Sra. de Fátima em Parnaíba

Administração

Sobre Administração -

Sobre o Autor.

Subscribe to this Blog via Email :